A Secretaria Municipal de Saúde de Moema destaca os perigos relacionados ao consumo de substâncias lícitas e ilícitas durante a folia
Falta menos de uma semana para a festa mais popular do Brasil: o Carnaval. Esperada por milhões de pessoas em todo o país, a data, que é sinônimo de alegria e diversão para muita gente, também costuma ser marcada por excessos. Um dos mais comuns e prejudiciais é o uso abusivo de álcool e outras drogas.
“O consumo exagerado de álcool em curto espaço de tempo pode causar coma hipoglicêmico, arritmias cardíacas e eventualmente uma parada cardíaca. O uso de álcool também torna o indivíduo mais propenso a consumir outras drogas, como maconha, ecstasy e cocaína. O uso simultâneo dessas substâncias multiplica seus efeitos nocivos. Aumenta o risco de infarto, AVC, delírios de perseguição e de distúrbios dos rins. Também é importante destacar o aumento do risco de acidentes de trânsito, pois o álcool e outras drogas reduzem os reflexos e outras capacidades sensoriais.” , destaca o médico da família do PSF Lázaro Lino Lacerda, Dr. Pierre Luis Duarte Silva.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alerta que a ingestão nociva de álcool causa mais de 200 doenças e lesões e mata, anualmente, três milhões de pessoas em todo o mundo. Para evitar possíveis complicações não só no carnaval, mas ao longo de todo o ano, o recomendado é ingerir bebida alcoólica com moderação e não consumir substâncias ilícitas.
Carnaval é brincar com alegria e manter a saúde em dia!
Moema, fevereiro de 2023.