Festa de Reinado 2013 foi um sucesso

                                                                              FESTA DE REINADO

A cidade de Moema promoveu neste final do mês de julho sua tradicional Festa de Reinado. 
Esta é uma festa cultivada com muito fervor e fé no Centro-Oeste mineiro e Moema talvez encarne o momento máximo desta tradição. 
É claro e evidente que em todas as cidades da região a festa de Nossa Senhora do Rosário é ponto marcante. Mas em Moema, devido à própria formação histórica de seu povo, o congado parece que nasce do coração de cada moemense. 
E em 2013, - essa é a voz corrente -, o Reinado evoluiu muito em sua organização. Com a parceria entre a Associação dos Reinadeiros e a prefeitura, de forma mais afinada e conversada, fez-se a experiência de aproveitar a Praça de Eventos como palco principal da Festa.
Na praça foi reservado o espaço onde os Cortes entravam e almoçavam. Também havia um local separado e muito bem organizado, onde os visitantes entravam, eram servidos e almoçavam até se bastarem. 
Após o almoço, Cortes e visitantes deixavam suas praças de alimentação e se interagiam na Capela do Agradecimento, sempre com a presença dos festeiros que seguravam as coroas grandes, e os capitães, acompanhados pelos dançadores, agradeciam.
E foram momentos muito bonitos, tranquilos, pois o ambiente foi preparado com carinho e o povo assistia a tudo debaixo das tendas, como se fosse capelas ao ar livre.
E o resultado foi ótimo, deu muito certo. Houve organização, liberdade total para as pessoas que visitavam a Praça e também aproveitavam a oportunidade para almoçar. 
Deixemos então a Praça de Eventos onde congadeiros, festeiros e o povo se envolviam numa única emoção, e vamos à rua, onde foi delineado o espaço para a população se divertir, tomar sua cervejinha e degustar seu tira-gosto.  Não faltou também o espaço delimitado às crianças que trouxe à nossa festa uns ares de familiaridade tão presente nos prazerosos encontros de famílias. 
Lá tudo feito com muito bom gosto, sob tendas e com mesas pra quem quisesse se sentar. A praça da rodoviária foi reformada e nela se armou o palco onde foram apresentados  shows com música ao vivo durante as noites de quinta a sábado.
No domingo, para coroar nossa exitosa Festa de Reinado, foi realizada uma bela procissão onde a fé e o entusiasmo dos dançadores, dos Reis e Rainhas das Coroas grandes, do Rei Congo e da Rainha Conga, ficou caracterizado de forma incontestável.
Para terminar, com a chegada do cortejo à porta da Matriz, houve o descimento dos mastros com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Pedro. 
E para aumentar o brilhantismo e beleza da festa houve um espetacular show pirotécnico que encheu de luz os céus de Moema. 
E em seguida, o Pároco Padre Dimas, com a participação dos Cortes e de todos os fiéis, celebrou uma inesquecível Missa Conga. 
E mais uma vez a Festa de Reinado foi aclamada como a nossa mais entusiástica manifestação de cultura e fé. Nós estamos de parabéns até o próximo ano quando certamente a comunidade inteira fará melhor.




TAG's: Festa, Reinado, 2013, sucesso

Inicial | Voltar
Link permanente: